os eascape room não são apenas fontes de entretenimento escapistas

Desde que surgiram, em 2015, os escape room tornaram-se num fenómeno em todo o Brasil, conquistando adeptos de todas as idades e gerações. Com salas temáticas para todos os gostos, os escape rooms apelam a vários públicos, estimulando o convívio social entre as pessoas, numa era em que as redes sociais e o mundo digital tem conquistado cada vez mais espaço na vida quotidiana de todos nós.

Mas os eascape room não são apenas fontes de entretenimento escapistas. Estes podem ser também uma excelente ferramenta pedagógica entre pais e filhos, que os primeiros podem utilizar como forma de passar tempo inteligente e de qualidade com os segundos. A maioria dos escape room são palo direcionados apenas para adultos, mas no Escape Club, em São Paulo, existem também salas para crianças a partir dos 8 anos, desde que devidamente acompanhados por pelo menos um participante maior de idade.

Os escape room são salas temáticas de onde um grupo de participantes tem que escapar, em menos de 60 minutos, a partir da resolução de pistas e desafios lógicos que são distribuídos e escondidos. Os enredos podem ser os mais diferentes possível. No Escape Club a oferta estimula sobretudo o pensamento lógico e racional, com a sua sala dedicada ao famoso detetive Sherlock Holmes, o qual necessitamos libertar da prisão, outra dedicada a Alice no País das Maravilhas, baseada no mundo fantástico e surreal criado por Lewis Carroll, e uma sala dedicada ao génio renascentista Leonardo Da Vinci. 


As propostas do Escape Club são assim ideais para toda a família em geral e para pais e filhos em particular. Além de poderem passar tempo junto com os filhos, os pais podem ainda aliar a componente lúdica a esta experiência. Nos escape room eles podem ensinar os filhos através dos desafios colocados, através do pensamento lógico e analítico, desenvolvendo ferramentas e aptidões pessoais, como a resolução de desafios, o trabalho em equipa e o planejamento de um plano de acção. Tudo competências fundamentais para o seu crescimento esquanto indivíduos, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

Além disso, os pais podem ainda avaliar os conhecimentos dos filhos, assim como o seu processo cognitivo, aliando diversão a uma ferramenta mais séria. Não é por acaso que os escape room têm sido cada vez mais recomendados por psicológos, para fortalecer os laços entre pais e filhos, especialmente aqueles que passam mais tempo afastados durante a semana, devido ao trabalho e à escola.


Os escape room não são assim um mero passatempo. É certo que possibilitam uma experiência única, sendo uma fonte de excitação inesgotável e sempre única, mas as suas potencialidades por explorar são enormes. Além de ferramenta pedagógica, também são muitas as empresas que cada vez mais recorrem a este mecanismo como forma de melhor selecionar os candidatos para as suas vagas de emprego. 

O Escape Club está consciente destas especificidades e as suas salas são planejadas por equipas de especialistas, compostas por designers, arquitetos e cenógrafos, para responder da melhor forma a todas estas situações. Os seus desafios privilegiam o pensamento racional, obrigando a que todas as pistas sejam encontradas através do raciocínio, sendo impossível resolve-las por mera intuição. Isso torna-o mais exigente e, consequentemente, mais satisfastório para todos os participantes.

Se procura uma experiência num escape room com os seus filhos, não hesite em optar pelo Escape Club, em São Paulo. Poderá utilizar os contatos oficiais e deixar todo o planejamento por sua conta. Apenas terá que se preocupar em passar o melhor tempo possível com os seus filhos.



Comentários

Postagens mais visitadas